Imagens foram produzidas por com crianças e adolescentes das comunidades da ilha de Cotijuba, e do município de Santa Izabel do Pará.
Na quarta-feira (06), a Associação FotoAtiva inaugura a exposição ‘Confluência das Águas’, na Associação Fotoativa. Ela é resultado do projeto ‘Encontro das Águas’ realizado com crianças e adolescentes em comunidades da ilha de Cotijuba, e no município de Santa Izabel do Pará, fruto do Prêmio FCP de Incentivo à Arte a à Cultura 2023.
Esse projeto veio para reafirmar e intensificar a experiência de quase 40 anos da Fotoativa no exercício da cidadania, e à afirmação da identidade local por meio de ações junto a diferentes comunidades que têm ligação direta com o rio.
“Para mim é super importante esse projeto, principalmente pela metodologia que o corpo educativo trabalha. Não falamos da fotografia pela fotografia. Mas sim a vivência, o ouvir, o sentir, o estar aberto para descoberta. E fazer com que as pessoas que estão ali vivenciando esse momento sintam-se livres para criar, e percebam que há nesse espaço uma escuta sensível”, disse Irene Almeida, presidenta da Fotoativa.
As ações propostas no projeto ‘Encontro das Águas’ tiveram como objetivo a sensibilização de olhares jovens por meio de práticas fotográficas artesanais, e por outro a formação de adultos como novos agentes culturais comunitários e multiplicadores, para pensar um mundo a partir das peculiaridades de suas próprias comunidades.
Para o processo de encontro e convivência com os participantes foram realizadas oficinas de Câmera Escura, Pinhole e de Pincel de Luz com cada comunidade, que possibilitaram experiências que atravessaram ludicamente conceitos físicos de ótica e tempo, visto que se queria chegar à construção de imagens, mas numa dinâmica e temporalidade diferenciadas respeitando-se os momentos de cada lugar, de cada participante.
“A experiência é o resultado do que foi todo o processo nas oficinas. Que vai ser com as imagens pinholes e de pincel de luz. A partir desse ‘Encontro das Águas', que será com a presença das duas turmas vindas de Santa Isabel e da ilha de Cotijuba. Em uma grande confluência”, pontua Irene.
A exposição ‘Confluência das Águas’ estará disponível para visitação até o dia 15 de dezembro, com entrada franca.
0 Comentários